Planos de aula /ED. INFANTIL / FUNDAMENTAL 1
Eleição do representante da turma
Publicado por
Objetivo(s)
- Adquirir noções de cidadania, participação política e controle social.
- Entender o papel de cidadão.
- Atuar de forma organizada.
- Entender o papel de cidadão.
- Atuar de forma organizada.
Conteúdo(s)
- Ditadura versus democracia.
- Organizações políticas
- Controle social.
- Organizações políticas
- Controle social.
Ano(s)
1º
2º
3º
4º
5º
Tempo estimado
16 aulas
Material necessário
Notícias
de jornais e revistas sobre eleições e escândalos políticos, cartolina,
papel sulfite, canetas, tesoura, cola e caixa de papelão.
Desenvolvimento
1ª etapa
Para
saber o que os alunos conhecem sobre o tema, peça que levem de casa
reportagens sobre a política brasileira. Não faltarão informações sobre
corrupção e desvio de dinheiro público. Faça um debate a respeito papel
dos políticos. Quem eles representam? Como chegaram aos cargos? A que
interesses eles servem?
2ª etapa
Pergunte
à turma qual é a diferença entre democracia e ditadura e se conhece
políticos ligados a cada um dos regimes. Reflita com o grupo como é
viver num sistema que restringe a liberdade e os direitos do povo.
Levante o tema do controle social, explorando o fato de que participar
não significa só escolher, mas cobrar as promessas e colaborar na
consolidação delas. Proponha uma pesquisa sobre a trajetória política do
país e sugira a elaboração de painéis: um deve ter como tema a política
real e outro, a ideal.
3ª etapa
Discuta
o resultado da pesquisa, sistematizando coletivamente os avanços
históricos da política, os problemas atuais e as ações necessárias para
alcançar o que foi vislumbrado como ideal. É possível uma representação
política na escola? Fale sobre a possibilidade de eleger um porta-voz
para levar as reivindicações da turma à direção ou ao conselho escolar.
Para isso, é preciso haver candidatos e propostas. Ajude-os a organizar
as chapas (um titular e um suplente). Os membros devem conversar com as
bases, elaborar propostas e preparar cartazes com a ajuda dos cabos
eleitorais. Marque uma data para a apresentação dos planos de governo e, em seguida, para a votação.
Produto final
Eleição do representante da turma.
Monte uma urna com a caixa de papelão, prepare as cédulas e chame voluntários para a apuração. A contagem dos votos deve ser pública e o resultado, divulgado no mural.
Produto final
Eleição do representante da turma.
Monte uma urna com a caixa de papelão, prepare as cédulas e chame voluntários para a apuração. A contagem dos votos deve ser pública e o resultado, divulgado no mural.
Avaliação
Observe
se os painéis criados pela classe refletem um posicionamento crítico em
relação à política nacional e local. Verifique se as propostas dos
candidatos refletem os anseios das bases. Acompanhe o contato dos alunos
com os representantes e a postura dos eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário